falar inspira vida, o movimento
no brasil, 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais como a depressão. dos casos de depressão confirmados no país, 40% dos pacientes possuem a versão mais resistente da doença. por isso,  diagnóstico e tratamento adequados são tão fundamentais nessa luta. mas a coisa vai além: tão importante quanto esses cuidados, também precisamos combater os estigmas e tabus que poluem o debate sobre a depressão dentro da sociedade brasileira, onde as pessoas enxergam a doença como um estado de espírito passageiro, falta de religiosidade e até frescura. 
e para encarar de frente os desafios desse tema e ajudar a redefinir o tom da conversa social sobre depressão, criamos mais do que uma campanha de conscientização, propusemos um movimento de coalizão perene entre instituições que defendem a causa da saúde mental no brasil.

em seu primeiro ano, o movimento falar inspira vida criou ações durante o setembro amarelo. na linha setembro amarelo do metrô, foi criado o vagão do acolhimento, onde as pessoas puderam falar sobre o tema e conhecer nosso guia: um manual com dicas práticas para a substituirmos falas viciadas e preconceituosos por palavras e expressões mais acolhedoras para milhões de pacientes. a campanha também inspirou o documentário existir e resistir: o desafio da depressão, na discovery.

clique para conhecer a plataforma

o documentário
em existir e resistir: o desafio da depressão, seis latino-americanos nos inspiram com suas histórias e as maneiras que encontraram para enfrentar diferentes fases da depressão, mostrando a importância do acolhimento e do diálogo na quebra de mitos e preconceitos. 
para promover o documentário, pílulas para tv e internet eram protagonizados por rostos conhecidas do público, que relatavam casos de depressão como se fossem seus, apontando um holofote para histórias que podem estar acontecendo do lado das pessoas sem que ela tenha se dado contato.

clique para acessar o doc no canal da discovery

resultados